Logotipo Telex Soluções Auditivas
Icone do YouTube Icone do Facebook
icone lupa

Artigos

As hastes de algodão podem causar perda auditiva?

De tempos em tempos aquela coceira ou incômodo no ouvido são logo resolvidos com uma medida rápida e prática: usar hastes de algodão para limpar e higienizar as orelhas. Apesar de ser uma atitude super comum, ela também pode ser bem perigosa! Isso porque o objeto pode perfurar o tímpano e causar, entre outros problemas, uma perda auditiva.

"Limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar uma lesão a esse órgão, que é muito sensível. Além de otites externas e sangramentos, também existem casos de infecções e lesões na membrana timpânica, como a perfuração do tímpano – e, em casos mais extremos, até surdez", explica a otorrinolaringologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a especialista, para fugir desses problemas é necessário evitar o uso das hastes, já que o ouvido tem um sistema de limpeza próprio para expelir o excesso de cera produzido. Além disso, ela forma uma camada de gordura que protege a pele do ouvido e previne a entrada de bactérias, fungos, vírus e corpos estranhos, o que faz com quem ela não deve ser completamente tirada. “Todo mundo tem cera no ouvido, alguns mais e outros menos, é normal essa variação. Porém, se o excesso começa a incomodar, o ideal é procurar um médico”, ressalta.

Fonte: Bolsa de mulher

Surdez súbita

Acredita-se que a surdez súbita, que pode ser leve, moderada, profunda ou total, atinja de 5 a 20 indivíduos a cada 100 mil. Estudos alemães recentes relatam incidência de até 300 em cada 100 mil pessoas.

A perda auditiva repentina é um sintoma que pode denunciar a presença das mais diversas patologias. Entre as principais causas conhecidas (cerca de 10 a 15% dos casos, em estágio inicial) tem-se drogas ototóxicas, trauma acústico, trauma mecânico, fístula labiríntica, acometimentos neurológicos (neurinoma do nervo cocleovestibular, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla), causas neoplasicas (tumores, carcinomatoses meníngeas, mieloma múltiplo, leucemia) e radioterapia.

Quando se conhece a raiz da enfermidade, as chances de recuperação aumentam.
Fonte: IG Saúde

Curiosidades - Coração

Pesquisas científicas comprovam que a saúde cardiovascular e auditiva estão fortemente relacionadas: pessoas que possuem um sistema cardiovascular saudável tem efeito positivo na audição assim como pessoas que apresentam perda auditiva de baixa frequência podem ser considerados pacientes de risco para futuros problemas cardíacos. Segundo Friedland “ a orelha interna é tão sensível ao fluxo de sangue que é possível que as anormalidades no sistema cardiovascular podem ser notadas aqui mais cedo do que em qualquer outra parte do corpo”.
Enfim, o quanto antes forem realizados exames audiológicos pode-se prevenir não só a perda auditiva como também identificar riscos de doenças cardiovasculares.

Fonte: Biosom

Connectline

É um sistema completo de conectividade, fácil de usar, sem fios, com alta qualidade sonora e que maximiza os benefícios dos aparelhos auditivos, através da tecnologia Bluetooth.

Ele melhora de maneira significativa as experiências auditivas e de comunicação que acontecem através do celular, do telefone convencional, da televisão, ao ouvir música, vídeos e até mesmo a conversação com outra pessoa em ambientes ruidosos e dinâmicos.

Ele é composto pelo Streamer Pro que funciona como uma interface que conecta os aparelhos auditivos aos dispositivos externos de áudio e celular. Assim os aparelhos auditivos funcionam como fones de ouvido e deixam as mãos livres. Além dessa função, o Streamer Pro também pode funcionar como um controle remoto sem fio que controla as mudanças de programa e ajustes de volume dos aparelhos auditivos.

Também possui o Adaptador de Telefone, de televisão e um microfone remoto que melhora a compreensão de fala em situações desafiadoras. O ruído do ambiente é captado por um outro microfone e suprimido do sinal de fala. A saída é codificada e transmitida para o Streamer Pro e em seguida para os aparelhos auditivos.

É possível controlar seus aparelhos auditivos e as funções do Streamer Pro através do ConnectLine App, disponível para sistemas IOS e Android.


Conlulte seu médico
Sempre consulte seu médico otorrinolaringologista

© 2000-2016 Centro Auditivo Telex LTDA

F T