Logotipo Telex Soluções Auditivas
Icone do YouTube Icone do Facebook
icone lupa

Centro Auditivo

O Fonoaudiólogo

É da competência do Fonoaudiólogo e de profissionais habilitados na forma da legislação específica:

  • Desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação escrita e oral, voz e audição;
  • Participar de equipes de diagnóstico, realizando a avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição;
  • Realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição;
  • Fonte: Crefono, Lei 6.965/81 (de 09 de dezembro de 1981), artigo 4º.

    A Audiometria

    A Audiometria é o principal teste a ser realizado, considerado padrão ouro da avaliação da audição, uma vez que por meio deste teste é possível definir a presença da deficiência auditiva e caracterizá-la quanto ao tipo, grau e configuração audiométrica.

    Ela é fundamental para o processo de diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando esses valores com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro. A audiometria tonal liminar determina a frequência (Hz) e a intensidade (dB) com que os sons podem ser detectados na faixa de 20 a 20.000 Hz.

    Fonte: Tratado de Audiologia, ABA, 2ª edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

    O Audiograma

    Audiograma é um gráfico que mostra a percepção do ouvido a sons variados. Ele é o resultado da audiometria que é realizada por um fonoaudiólogo capacitado que encontrará o limiar audiométrico do paciente.

    O audiograma apresenta um eixo com frequência e outro com intensidade: na vertical encontram-se as intensidades (medida em decibel) e na horizontal as frequências (medidas em Hz).

    Para que se possa determinar os limiares auditivos dos indivíduos e determinar a existência de algum comprometimento auditivo é fundamental que esta avaliação seja realizada em ambiente, silencioso e com audiômetro calibrado de acordo com padrões internacionais.

    Sobre a audição

    A Audição é um dos sentidos com maior impacto em nossa relação com a sociedade e o meio ambiente. Ela é essencial para o desenvolvimento da comunicação oral e das relações educacionais e profissionais.

    A confirmação da deficiência auditiva não é obtida apenas pelo resultado de um único procedimento, sendo necessário a aplicação de um conjunto de procedimentos que será analisado permitindo classificar a alteração auditiva existente e posteriormente o tratamento mais adequado.

    Preparando-se para uma consulta

    Depois de consultar seu médico otorrinolaringologista e antes de sua visita à Telex, sugerimos que você faça o download do folheto que está no link abaixo, pois ele auxiliará a entender sobre sua atual situação auditiva.

    Este material contém o resultado de uma pesquisa e diversas situações do dia-a-dia que você poderá ter vivenciado devido sua perda auditiva. Além disso, ele irá auxiliar seu fonoaudiólogo no entendimento do seu estilo de vida, das suas necessidades e também de suas expectativas.

    Há também uma seção para listar todas as dúvidas sobre sua perda auditiva - não apenas no aspecto físico, mas como ela também afeta na sua vida diária. Essas informações poderão ser discutidas durante o seu atendimento.

    Clique aqui e faça o download do folheto.

    Conlulte seu médico
    Sempre consulte seu médico otorrinolaringologista

    © 2000-2016 Centro Auditivo Telex LTDA

    F T