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Audição Infantil
 
 
Reabilitação Infantil

O objetivo da reabilitação é assegurar que a criança apresente audibilidade consistente e suficiente para o sinal de fala, a níveis confortáveis; desenvolver a linguagem e favorecer o convívio social.

Dentre as soluções para o processo de reabilitação auditiva na criança temos:

o    Intervenção Precoce - Como todo pai sabe, os bebês não nascem com instruções! Bebês e crianças com perda auditiva podem desenvolver e adquirir linguagem quase que da mesma forma que as crianças com audição normal, mas seus pais precisam entender o que eles precisam fazer para ajudar.

Intervenção Precoce" é o termo utilizado para descrever o serviço dado à família com o objetivo de auxiliá-los a compreender as necessidades especiais de aprendizado de seu filho e instruí-los sobre como agir. A intervenção precoce pode significar também um serviço recebido pela criança por alguém especialmente treinado em ensinar crianças com perda auditiva, durante isso os pais são envolvidos com técnicas de aprendizagem para utilizar em casa. Crianças novas desenvolvem linguagem ao ouvir sua utilização ao seu redor e através de pessoas que se comunicam com elas durante atividades diárias como alimentação, troca de fraldas, banho, ao brincar, etc. A linguagem é desenvolvida, e não aprendida. Este é o motivo pelo qual os serviços de intervenção precoce são, freqüentemente, fornecidos a famílias em casa ou no ambiente onde a criança recebe cuidados.

Os serviços de intervenção precoce ajudam a família a entender como a perda auditiva da criança afeta sua habilidade de desenvolver linguagem, a importância da amplificação diária, e as estratégias efetivas de comunicação, que podem incluir a utilização de língua de sinais ou dicas de fala, criação de habilidades auditivas, e/ou foco no desenvolvimento verbal de linguagem e habilidades de fala.

A intervenção precoce proporciona direção e orientação que auxiliam os familiares e cooperam com a audição e o desenvolvimento de linguagem necessária para seus filhos.

o    Aparelhos Auditivos - Os aparelhos auditivos aumentam o campo auditivo e permitem que mais sons alcancem o cérebro para estimular o crescimento dos centros auditivos, mesmo se a criança tiver muito pouca audição. Aparelhos auditivos são a escolha certa quando uma criança com perda auditiva está aprendendo a usar a língua falada. Aparelhos auditivos quando utilizados desde cedo se tornam parte da criança.

Os pais podem não querer ver seu filho utilizando aparelhos auditivos, mas eles precisam priorizar as necessidades da criança. A atitude dos pais em relação aos aparelhos auditivos é muito importante. Crianças com pais que entendem sua importância e que se certificam de que a criança está usando os aparelhos, vão ter melhores resultados na escola, vão se sentir melhor sobre si mesmo e terão mais amigos do que os filhos de pais que querem esconder os aparelhos auditivos ou que deixam que a criança decida sozinha.

Pais que são inconsistentes sobre a utilização de aparelhos auditivos expressam que eles não aprovam a perda auditiva de seu filho. A perda auditiva é uma parte da identidade da criança - e se esta parte é rejeitada, ela não se sentirá bem sobre si mesma.

Amor, comprometimento e acreditar que dia após dia os aparelhos auditivos vão fazer diferença no futuro da criança, são o que dá força aos pais para persistirem

Lembre-se: proporcionar à criança os melhores aparelhos auditivos e serviços especiais ou terapia não é suficiente - os pais devem proporcionar linguagem e experiências auditivas diariamente, porque isso é o necessário para que a criança se desenvolva como as crianças sem perda auditiva. Aparelhos auditivos desempenham uma função importante, mas a função dos pais é vital para o sucesso no futuro da criança.


o    Sistema FM - Na escola, as crianças não podem aprender o que elas não ouvem. Devido ao fato das instruções na escola ocorrerem em uma distância considerável e na presença de ruído de fundo, muitas crianças não captam as informações do professor. Para levar a voz do professor à criança, esta deve utilizar o sistema FM.

O que é?
É um dispositivo auxiliar composto por um microfone/transmissor que capta a voz do professor e um receptor FM utilizado pela criança, acoplado em seus aparelhos auditivos. Sua função é levar a voz do professor para dentro do seu campo auditivo, ou seja, a criança ouve como se o professor estivesse de pé ao seu lado.

Quais são obstáculos de superação do FM?
 

  • DISTÂNCIA: Desde o momento em que a criança começa a engatinhar ela pode se mover facilmente - o FM mantém o adulto dentro do campo auditivo da criança para o acesso constante à fala.
  • RUÍDO: O ruído na sala de aula interfere na audição, tornando o campo auditivo da criança ainda menor. O sistema FM ajuda a evitar que o ruído interfira na audição.
  • REVERBERAÇÃO: O FM ajuda em situações onde salas espaçosas e cheias de reverberação / eco mascaram o sinal de fala.


Quando utilizar?

  • Em qualquer momento e situação que a criança esteja exposta ao som da fala: escola, no carro com os pais, parquinho de diversão, festas e em casa.





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